Ensino híbrido - vamos conhecer?

    Há muito material disponível sobre ensino híbrido. Fiz uma busca usando essa expressão na Amazon (amazon.com.br): 44 títulos sobre esse assunto. Qual comprar? Na internet, uma busca sobre a mesma expressão sugere milhares de possibilidades entre textos, vídeos, imagens etc. Por onde começar? Se o professor não souber avaliar a qualidade disso, creio que a abundância de material disponível na internet, por exemplo, pode ser tão prejudicial quanto a escassez dele. 

O que pretendo com essa postagem é desenhar uma trilha pela qual o professor acesse informações fidedignas gratuitas (disponíveis na internet) para conhecer o ensino híbrido. Sugiro apenas um livro para quem quiser se aprofundar - livros são caros no Brasil (precisamos pensar bem antes de comprá-los).

Vamos começar?

1 - Para iniciar o contato com o ensino híbrido, sugiro o vídeo produzido pela Fundação Lemann. De forma breve, em menos de 3 minutos, explica o papel da tecnologia como facilitadora da aprendizagem. Além disso, como um recurso para a personalização do ensino:


2 - Para conhecer a teoria dos híbridos e um pouco de sua história, é muito interessante ler o texto publicado pelo Clayton Christensen Institute, um dos mais respeitados quando se trata desse tema: Teoria dos híbridos. Após abordar a teoria geral dos híbridos, é apresentado ao leitor como isso se apresenta na educação: inovações sustentadas (dialogam com a tradição) ou inovações disruptivas (rompem com a tradição). Entre as inovações sustentadas (modelos de rotação), temos Sala de Aula Invertida, Laboratório Rotacional, Rotação por Estações e Rotação Individual. Entre as inovações disruptivas, temos os modelos Flex, A La Carte e Virtual Enriquecido.

3 - Para conhecer cada um dos modelos de ensino híbrido, assista ao vídeo apresentado pelos três organizadores de um dos livros mais vendidos sobre o assunto: Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação¹. Se você puder adquirir um livro sobre o assunto, recomendo que seja ele:


4 - Para saber como o ensino híbrido contribui com o protagonismo do aluno e com o desenvolvimento de diversas competências pedidas pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular), vale a pena assistir ao vídeo abaixo Desmistificando o Ensino Híbrido - com Fernando Trevisani:


5 - Para se aprofundar no ensino híbrido, assista à apresentação da professora Lilian Bacich: Formação de professores para o uso integrado das tecnologias digitais.


6 - Para encerrar, leia a entrevista com David Nogueira, assessor especial da Secretaria de Educação, e o texto escrito por Cláudio Sassaki, cofundador e CEO da Geekie. Ambos publicados em 2020. Respectivamente, O ensino híbrido é o caminho da educação e O ensino híbrido será o legado da pandemia para a educação?.


1 - Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação / Organizadores, Lilian Bacich, Adolfo Tanzi Neto, Fernando Trevizani. Porto Alegre: Penso, 2015.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rotinas de Pensamento: como deixar a aprendizagem dos alunos visível?

Austin’s Butterfly: Building Excellence in Student Work - ensinando empatia

Ética digital - exemplo de atividade que não deu certo

Aula gamificada: o jogo como espaço de aprendizagem

Metodologias ativas: o primeiro contato