Metodologias ativas: o primeiro contato
As três primeiras aulas da pós graduação em metodologias ativas foram muito interessantes. Apesar da desconfiança inicial (o que uma professora de Língua Portuguesa pouco tecnológica faz aqui?), gostei! A aula é bastante dinâmica: não ficamos parados e sempre somos desafiados. O primeiro módulo é um primeiro contato com as metodologias ativas tanto na prática quanto na teoria. Em relação à teoria, um trecho de um texto chamou muito a minha atenção:
“Os educadores precisam
pensar na instrução direta e na aprendizagem ativa como complementares, e não
como opostas ou mesmo mutuamente excludentes. Um educador qualificado saberá
quando a instrução direta é melhor para os alunos e a usará habilmente e no
contexto e medida apropriados. O mesmo vale para a aprendizagem ativa. A
instrução direta e a aprendizagem ativa são ferramentas, não religiões.”
(TALBERT, R. Guia para utilização da aprendizagem invertida no ensino
superior. Porto Alegre: Penso, 2019. p.12-15)
Isso me tranquilizou
muito, pois um dos meus maiores receios, ao me matricular nessa pós, era ter de
jogar no lixo 20 anos de experiência em sala de aula no ensino tradicional,
chamado acima de “instrução direta”. Não. Não terei de fazer isso. Naquele
momento percebi que estava ali para aprender a reconhecer com mais facilidade o
“jeito da madeira”, ou seja, as situações que mais favorecem a aprendizagem dos
meus alunos. Achei essa metáfora (“jeito da madeira”) muito interessante.
Recomendo a leitura das páginas 34 a 36 do livro “Metodologias Ativas para uma
educação inovadora: uma abordagem teórico-prática”, organizado pela Lilian
Bacich e José Moran para conhecê-la.
Recomendo também, na
mesma obra, a leitura do capítulo 2: O leitor como protagonista: reflexões
sobre metodologias ativas nas aulas de literatura, escrito por Marcelo
Ganzela. Geralmente, encontro com facilidade a aplicação das metodologias
ativas nas áreas das ciências exatas ou biológicas. Há bem menos material
produzido em relação a linguagens, códigos e suas tecnologias. Segundo o autor
do capítulo em questão, o ensino massificado da literatura é problemático, uma
vez que a experiência estética é sempre subjetiva. Assim, a personalização é
uma saída viável para atender as necessidades do aprendente. Realmente é uma
obra basilar.
Além de um primeiro
contato com as metodologias ativas, aprendi a utilizar, nas três primeiras
aulas do módulo 1, algumas ferramentas muito úteis e de fácil uso para educadores
e alunos - os meus do Ensino Médio aprovaram:
-Padlet:
plataforma colaborativa para a construção de mural ou quadro em que é possível
visualizar as postagens dos alunos e interagir com elas. É possível anexar vídeos,
imagens, textos etc. Dica para os professores: escolha a opção em que há um
moderador, pois isso evita que os textos sejam publicados sem a leitura do professor
– isso evita “gracinhas”.
Meu primeiro Padlet: https://padlet.com/amabilebianca7/s3oj08xbidj9
Tutorial em português: https://www.youtube.com/watch?v=-5uUe9Tzyyo
-Flipgrid: plataforma
de discussão em vídeo. Já criei três grades para os alunos – para cada um dos
anos do Ensino Médio. Estou usando como um canal de comunicação importante
agora neste tempo de quarentena devido ao Corona vírus (Sars-Cov-19). Usei de
duas maneiras diferentes: para uma atividade sobre Fake News e a saúde pública
(não colocarei o link aqui para preservar a imagem dos meus alunos) e como
ferramenta de comunicação “confidencial”. Nesta última, os alunos assistem ao
meu vídeo e têm a opção de gravar uma resposta que ele sabe que eu não publicarei
na plataforma. Dessa forma, o atendimento é individualizado. Os mais tímidos
podem tirar suas dúvidas sem medo de exposição, por exemplo. Muitos alunos
mandam um vídeo para simplesmente conversar, desabafar sobre a quarentena etc. Como
eu liberei a gravação de pijama ou fantasiado, estou recebendo vídeos hilários –
considero importante levar um pouco de leveza para esses alunos durante um
período tão difícil que é a quarentena em que estamos vivendo. Dica para os
professores: escolha a opção em que há um moderador, pois isso evita que os vídeos
sejam publicados sem que o professor os avalie.
Meu Flipgrid: https://flipgrid.com/71f915ac
Tutorial em inglês: https://www.youtube.com/watch?v=vJOoloQ7k5Q
Tutorial em espanhol: https://www.youtube.com/watch?v=Gz23yEGEAkk
-Canva:
plataforma com templates, muitos gratuitos, para a produção de
apresentações, cartazes, folhetos, currículos, postagens, infográficos, mapas conceituais
etc. De fácil utilização, já usei para criar material para meus alunos, como pode
ser visto abaixo. Eles também usaram para fazer uma atividade e a devolutiva
dela foi muto positiva. Uso aqui no blog também.
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