Ética digital - exemplo de atividade que não deu certo

 

    Eu estava bastante feliz: primeiro dia de aula do 2º semestre para meus alunos do 1º e do 2º ano do Ensino Médio - preparei a aula com bastante antecedência, pois estava ansiosa para colocar em prática mais um recurso que aprendi na pós-graduação em Metodologias ativas no Singularidades. 
    Eu conheci o http://www.scrumblr.ca/ no módulo Ética e cidadania na sala de aula conectadaministrado pela professora Helena Mendonça. Fizemos uma atividade bem interessante, pois a plataforma permite que vários participantes editem um mural de post-it ao mesmo tempo. Além disso, ela é segura: como você não precisa logar na plataforma para participar da edição de um documento, ela não oferece riscos (usar de forma inadequada os dados dos usuários, por exemplo).
   Optei por usar o scrumblr.ca para fazer uma atividade de acolhimento em ambos os anos. A proposta era que os alunos escrevessem sobre sentimentos ou expectativas em relação ao próximo semestre. No 1° ano, foi muito tranquilo. Os alunos participaram ativamente e gostaram da atividade: acharam bonito o resultado. Entretanto, com o 2º ano o resultado foi absolutamente diferente...
    O Google Meet é a plataforma usada para as chamadas síncronas na escola em que trabalho. Ela é muito conhecida e usada - apesar de ser consideravelmente inferior ao Zoom ou ao Teams. No Google Meet, o usuário não consegue ver o que está projetando - ele precisa estar em outra aba para poder acompanhar. Eu estava, no 2º ano, acompanhando a construção do nosso mural de post-it. Ele estava ficando lindo! Quando percebi que os alunos tinham compreendido como usá-la, saí dessa aba e fui acompanhar o chat na tela do Meet. 
    Quando voltei para a tela em que estava projetando o mural, após responder algumas perguntas, desacreditei do que vi: apagaram tudo, inclusive o que eu escrevi, e  postaram uma obscenidade. Quero destacar aqui que esse mural estava sendo projetado para 78 alunos presentes na reunião. Abaixo segue o print do meu constrangimento:


  Nem sempre as atividades acontecem conforme o planejado. Mas confesso que não contei com a possibilidade de isso acontecer. Na hora fiquei tão desnorteada que perguntei para os alunos quem é que estava projetando aquilo...
    Não consegui continuar a aula. Encerrei o Meet e enviei um áudio para a coordenação relatando o ocorrido. Fiquei extremamente chateada. Que balde de água fria na minha empolgação metodológica... Antes de encerrar o Meet, deixei isso bem claro para os alunos. Ademais, o quanto aquilo era grave, porque demonstrava ausência de qualquer ética digital dos envolvidos.
    No mesmo dia, uma das representantes da sala me enviou o mural a seguir. Indignados com o que aconteceu, alguns alunos resolveram refazê-lo e me enviar:

    Fiquei bastante emocionada. Não esperava por isso também. Quem trabalha com pessoas sempre se surpreende. Tenho 20 anos de sala de aula e ainda me surpreendo. Próximo passo: preparar material para trabalhar com ética digital com a série. Estou consultando a vasta bibliografia deixada pela Helena Mendonça para construir essa aula. A aula já tem um título: "Ética digital: quem é você quando ninguém está olhando?".
    

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rotinas de Pensamento: como deixar a aprendizagem dos alunos visível?

Austin’s Butterfly: Building Excellence in Student Work - ensinando empatia

Aula gamificada: o jogo como espaço de aprendizagem

Metodologias ativas: o primeiro contato